Noitão do Belas Artes terá que filmes que foram “injustiçados” pelo Oscar

Em ritmo de Oscar, o Noitão desse mês no Belas Artes terá como tema filmes que foram “injustiçados” pelo Oscar! O cinema então terá em sua programação filmes que não levaram a estatueta para casa quando foram lançados.

Na lista teremos os filmes Apocalypse Now (1979), Sociedade dos Poetas Mortos (1989), Janela Indiscreta (1954) e Um Sonho de Liberdade (1994) que colecionam prêmios de outras premiações, exceto o famoso carequinha dourado. Cultuados, se tornaram marcos da história do cinema e ganham a tela do Noitão Caixa Belas Artes no dia 23 de fevereiro, no Especial “E o Oscar NÃO vai para…”, que celebra os “injustiçados” pela maior e mais prestigiosa premiação do cinema mundial.

APOCALYPSE NOW
(Apocalypse Now)

EUA,1979, cor, 147 min., idiomas: inglês, francês e vietnamita (legendado), 14 anos.
Direção: Francis Ford Coppola
Elenco: Martin Sheen, Marlon Brando, Frederic Forrest e Robert Duvall.

No Vietnã, em 1970, o capitão Willard faz uma viagem perigosa e cada vez mais alucinante rio acima para encontrar e matar o coronel Kurtz, um antigo oficial promissor que ficou louco. Em um barco patrulha da Marinha cheio de inteligentes jovens de rua, um oficial da força aérea obcecado por surf e um fotógrafo maluco, Willard viaja cada vez mais para o coração das trevas.

SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
(Dead Poets Society)

EUA, 1989, cor, 128 min., drama, idiomas: inglês e latin (legendado).
Direção: Peter Weir
Elenco: Robin Williams, Robert Sean Leonard e Ethan Hawke.

O professor de Inglês John Keating é contratado por uma escola preparatória de meninos que é conhecida por suas antigas tradições e alto padrão. Ele usa métodos pouco ortodoxos para atingir seus alunos, que enfrentam enormes pressões de seus pais e da escola. Com a ajuda de Keating, os alunos Neil Perry, Todd Anderson e outros aprendem como perder a timidez, seguir seus sonhos e aproveitar cada dia.

JANELA INDISCRETA
(Rear Window)

EUA, 1954, cor, 112 min., suspense, idioma: inglês (legendado).
Direção: Alfred Hitchcock
Elenco: James Stewart, Grace Kelly e Wendell Corey.

Em Greenwich Village, Nova York, L.B. Jeffries, um fotógrafo profissional, está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, vasculha a vida dos seus vizinhos com um binóculo, quando vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que alguém cometeu um assassinato.

UM SONHO DE LIBERDADE
(The Shawshank Redemption)

EUA, 1994, 142 min., drama, idioma: inglês (legendado).
Direção: Frank Darabont
Elenco: Tim Robbins, Morgan Freeman e Bob Gunton.

Em 1946, o bancário Andy Dufresne é acusado por um duplo homicídio e condenado à prisão perpétua no Presídio Estadual de Shawshank, em Miami. Lá, ele conhece Ellis “Red” Redding, que também cumpre prisão perpétua. Logo Andy conhece a realidade da prisão: a violência dos guardas e um diretor corrupto. Valendo-se de suas habilidades, ele começa a ganhar favores e em troca faz a contabilidade dos negócios sujos do diretor Samuel Norton. Assim, Andy consegue montar uma biblioteca e dar um pouco de dignidade aos presos. Mas ainda não desiste do sonho de voltar a ser livre e, secretamente, elabora um plano para escapar.

SERVIÇO

NOITÃO ESPECIAL “E o Oscar NÃO vai para…”

Data: 23.02 (sexta-feira)

Sala 1 – Villa Lobos
Início: 23h30 | Término: 7h50
Apocalipse Now (Apocalipse Now – Dir. Francis Ford Coppola, 147min)
Sociedade dos poetas mortos (Dead Poets Society – Dir. Peter Weir, 128min)
Filme Surpresa

Sala 2 – Candido Portinari
Início: 23h50 | Término: 7h00
Janela Indiscreta (Rear Window – Dir. Alfred Hitchcock, 112min)
Um sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption – Dir. Frank Darabont, 142min)
Filme Surpresa

CAIXA BELAS ARTES

Endereço: Rua da Consolação, 2423 – Consolação – Tel: 11 2894 5781
Site: http://www.caixabelasartes.com.br/programacao-especial/
Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/223994761480780/

Ingressos: Os ingressos custam R$ 32 e R$ 16 (meia, para estudantes, correntistas do banco Caixa Econômica Federal, melhor idade) e dão direito a três filmes, exibidos em sequência. Tem poltronas numeradas. Em todas as salas, cadeiras adequadas para obesos e espaço para cadeirantes.

Miguel Morales

Sempre posso ser visto lá no Twitter falando sobre o que acontece na TV aberta, nas séries, no cinema e claro outras besteiras. Uso chapéu branco e grito It's Handled! Me segue lá: twitter.com/mpmorales