No Brasil para lançar novo livro, autora Anna Todd comenta adaptação After para o cinema!

Fenômeno literário teen, com mais de 1 bilhão de visualização no Wattpad, a americana Anna Todd ainda pode se dizer dona de dois. Todd, começou a escrever livros a partir de idéias colaborativas, junto com outras pessoas on-line, e com uma história baseada em bandas adolescentes.

Agora, a autora de 29 anos do Estado de Ohio, desembarcou no Brasil, no começo de Janeiro, para divulgar seus dois livros e um filme no país.

Capa do livro After (Editora Paralela)

O primeiro (e mais conhecido) é After, filme que a distribuidora Diamond Filmes lança nos cinemas em abril, com os atores Josephine Langford e Hero Fiennes Tiffin, como Tessa e Hardin, protagonistas da obra de mesmo nome lançada na plataforma de leitura Wattpad e depois aqui no Brasil pela Editora Paralela em 2014.

E junto com o fenômeno After, Todd, em passagem por São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte, também divulga Stars – As Estrelas Entre Nós (lançado pela Astral Cultural em novembro do ano passado), uma nova franquia, onde acompanhamos as aventuras de Karina e Kael.

Com um visual bem low profile e com um copo de café gelado (São Paulo fazia um dos dias mais quentes dos últimos tempos) de uma conhecida rede de cafés, Todd parecia ser uma moça qualquer circulando pelos corredores do hotel, e ao sentar para falar com a imprensa, a autora se mostrou uma pessoa extremamente simpática, com uma fala acelerada e um desejo de contar e comentar sobre seus projetos. Assim, Todd, fez da coletiva de imprensa um grande bate-papo, onde parecia aqueles encontros, na qual amigos trocam confidencias junto com uma xícara de café e um pedaço de bolo.

Foto: ArrobaNerd

Todd, comentou sobre a importância de ver seus personagens ganharem vida fora dos livros e a importância da escolha do elenco para a adaptação de After nos cinemas. Em um dos momentos mais interessantes, onde a autora falou com detalhes, foi quando ela abriu o coração e comentou os problemas que teve em finalmente fazer o projeto sair da etapa de pré-produção para, enfim, chegar aos cinemas.

Em 2014, a gigante Paramount Pictures adquiriu os diretos para transformar o livro After em filme. A produção acompanha Tessa, uma jovem garota que se apaixona por Hardin, um rapaz com uma pinta de bad-boy e cheio de tatuagens e segredos, onde os dois se envolvem numa tumultuada relação.

E desde que o livro foi lançado tem sido debates sobre relacionamentos abusivos e que Todd não desviou quando essas questões foram levantadas. Mas antes, a autora comentou que a cada etapa do processo de pré-produção, ela via seu projeto dos sonhos, se transformar em um pesadelo, onde as tomadas de decisões, tanto criativas como de produção, desde da escolha do elenco, até o cargo que ela teria, sonhado título de produtora executiva, era díficil e como a realização do filme, ficava apenas em reuniões e a idéia se tornava cada vez mais distante.

Depois de quase 4 anos, Todd e a produtora americana Aviron Pictures fecharam um acordo, recuperaram os direitos do filme, onde After enfim, começou sair do papel e Todd, claro saiu vitoriosa. Já com mais experiência, a autora garantiu no contrato a flexibilidade para tomar decisões e principalmente ter poder de escolha sobre o elenco.

Quando Josephine Langford chegou para os testes do filme, Todd afirma que a atriz foi fazer audição para outro personagem, mas ao colocar olho na jovem, logo a imaginou como Tessa. O processo de escolha dos protagonistas levou um tempo e diversos testes de química (onde os produtores colocam diversos atores para contracenar juntos e testar a compatibilidade entre eles e o quão confortável eles ficam em tela juntos), aconteceram para a produção escolher os protagonistas.

E assim, Langford e Fiennes Tiffin foram escolhidos. E Todd foi só elogios para a dupla. Durante as gravações, Todd comentou que Langford demorava para sair da personagem, já Fiennes Tiffin era como um clique, já brincando e rindo com os membros da produção.

Sobre a adaptação de After para o cinema, Todd afirma que sua cena favorita foi a passagem que ela define como a cena do lago. A autora, também comentou das dificuldades de aplicar e colocar, nos lugares certos, as tatuagens do personagem principal e que definitivamente irá pensar nisso, nas próximas vezes, em escrever sobre personagens com tantos detalhes.

Sobre os assuntos mais polêmicos de sua obra, que fala sobre questões de abuso emocional e relacionamentos tumultuados, a autora falou que sempre tentou mostrar para as pessoas que seus livros não deveriam ser definidos assim, mas admite que hoje, mudaria sim, algumas coisas do jeito que foram escritas, quando lançou a obra na plataforma anos atrás.

Inclusive para os fãs de After que aguardam ansiosos pelo filme, Todd confirmou que algumas passagens, gêneros de personagens, e um elenco mais diverso foram algumas mudanças que devemos esperar para a versão nos cinemas. Mas, ela deixou claro, que a essência do livro e a história contada do ponto de vista de Tessa foi mantida e que um segundo filme já está mais confirmado.

No elenco de After temos os atores Josephine Langford como Tessa, Hero Fiennes Tiffin como Hardin , Khadijha Red Thunder é Steph Jones, Samuel Larsen é Zed Evans, Shane Paul McGie é Landon Gibson, Inanna Sarkis é Molly Samuels, Pia Mia é Tristan, Dylan Arnold é Noah, Swen Temmel é Jace, Jennifer Beals é Karen, Peter Gallagher é Ken Scott, e a atriz Selma Blair estrela como Carol Young.

After chega aos cinemas em 11 de abril.

Miguel Morales

Sempre posso ser visto lá no Twitter falando sobre o que acontece na TV aberta, nas séries, no cinema e claro outras besteiras. Uso chapéu branco e grito It's Handled! Me segue lá: twitter.com/mpmorales