Museu Catavento leva exposição sobre Astronomia para 2 estações do metrô de SP

O Museu Catavento, museu de Ciência e Tecnologia da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, levará exposição sobre Astronomia para a Linha 4-Amarela de metrô. “Paisagens do Universo” contêm 20 painéis, sendo 4 sobre o Museu Catavento e 16 sobre temas da Astronomia. A mostra fica de 1º de setembro a 2 de outubro na estação Fradique Coutinho e de 3 a 31 de outubro na estação Paulista.

A Astronomia tem fascinado a humanidade desde seus primórdios, e os eventos explicados por ela já causaram medo, espanto e fascinação em muitos de nós e em nossos antepassados. O recorte presente nessa exposição traz um pouco do que a Astronomia nos diz sobre planetas rochosos e gasosos, Lua, asteroides e cometas, estrelas, galáxias, buracos negros e um pouco sobre a história evolutiva do universo.

A exposição “Paisagens do Universo” é baseada na exposição “Paisagens Cósmicas” que foi desenvolvida no ano de 2009, Ano Internacional da Astronomia. Em comemoração aos 400 anos das primeiras observações astronômicas feitas por Galileu, a exposição base tem curadoria científica e texto final de Augusto Damineli, com design gráfico e museografia de Miguel Paladino e administração da Rede Brasileira IYA2009.

A mostra faz parte da agenda de atrações culturais e educativas que a concessionária ViaQuatro mantém em 2017, na Linha 4-Amarela, com objetivo de oferecer cultura, conhecimento e entretenimento aos 700 mil passageiros que circulam pelas estações.