Mostra SP 2018 | Assunto de Família (Shoplifters) – Resenha

Assunto de Família (Shoplifters/Manbiki Kazoku, 2018) chega ao Brasil depois de ser o vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes desse ano. 

A produção também é o filme indicado do Japão para uma vaga no Oscar de melhor filme estrangeiro.

Confira a sinopse:

Depois de uma de suas sessões de furtos, Osamu e seu filho se deparam com uma garotinha passando frio ao relento. A princípio relutante em abrigar a menina, a esposa de Osamu concorda em cuidar dela depois de saber das dificuldades que enfrenta.

Embora a família seja pobre, mal ganhando o suficiente para sobreviver através de pequenos crimes, eles parecem felizes. Até que um incidente revela segredos que testam os laços que os unem.

O que achamos: 

Excelente. Assunto de Família é daquelas produções obrigatórios para estar na lista de filmes de qualquer um que for na Mostra SP desse ano.

Delicado, bonito e sensível, o vencedor da Palma de Ouro em Cannes, acerta ao entregar uma imersão na cultura japonesa de uma forma sutil mas totalmente impactante.

O diretor Hirokazu Kore-eda constrói personagens com características únicas que são desenvolvidos aos poucos, onde o espectador vai por descobrir detalhes das complexas relações entre eles a cada cena e a cada diálogo.

O roteiro também assinado por Kore-eda, faz da produção uma pequena mas formidável colcha de retalhos onde vemos o dia-a-dia dessas pessoas que vivem em um cubículo (onde o filme passa maior parte do seu tempo!) e fazem tudo para sobreviver, seja roubar, trabalhar em lavanderias ou até mesmo em casas de strip-tease.

Com a história apresentada para o público com dois pontos focais que variam entre o inocente olhar das crianças e dos adultos marginalizados pela sociedade, Assunto de Família, trabalha com questões que flertam com a moralidade dos personagens de uma forma muito bem feita (graças também a sua ótima edição). O filme transmite uma bela história que acerta ao colocar um olhar apurado sobre a importância das relações humanas.

Nota do Crítico:

Visto visto na 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Previsão de estreia no circuito nacional em 2019

Miguel Morales

Sempre posso ser visto lá no Twitter falando sobre o que acontece na TV aberta, nas séries, no cinema e claro outras besteiras. Uso chapéu branco e grito It's Handled! Me segue lá: twitter.com/mpmorales