Morre aos 91 anos o fundador da Namco, Masaya Nakamura

Neste domingo (22) faleceu Masaya Nakamura, aos 91 anos de idade. Ele ficou conhecido como o ‘Pai do Pac-Man‘. Sua empresa inicialmente se chamava Nakamura Manufacturing e em 1955 começou atuando na área de parques de diversões apenas com dois cavalinhos mecânicos, e em meados de 1958 se tornou a Nakamura Amusement Machine Manufacturing Company ou Namco. Uma das pioneiras no setor de arcades e fliperamas logo após a compra da subsidiária japonesa da Atari. A compra garantiu os direitos sobre os games da Atari no Japão por 10 anos, o que colaborou para que a empresa de Nakamura prosperasse nesse nicho.

A Namco é conhecida por muitos jogos clássicos como Galaxian (o primeiro jogo com gráficos multi-coloridos), mas ganhou real notoriedade com o lançamento nos anos 80 do querido Pac-Man. O jogo foi desenvolvido por Toru Iwatani, mas foi o próprio Nakamura quem veio com o nome para o icônico personagem que se origina do termo “pakku”, que lembra o som de engolir a comida.

Nos anos noventa a Namco conquista os gamers de todo o mundo com títulos como Tekken, Ridge Racer, Soul Blade, Time Crisis e outros. Em 2005 se funde com a produtora de brinquedos Bandai, resultando na Bandai Namco. Nos dias atuais é conhecida como Bandai Namco Entertainment e em seu catálogo de games temos Tekken, Dark Souls, Ni no Kuni e outros.

Em 2007 Nakamura foi honrado pelo governo japonês por suas contribuições a indústria do país, visto que ele é também um dos responsáveis por construir a indústria dos jogos no Japão.

Atualmente Nakamura trabalhava como conselheiro sênior na companhia.

Leia mais sobre Namco.

Erick Cartman

Um cara comum que passa seu tempo livre conferindo animes, filmes, games, kdramas, séries, livros e HQ's distópicas