Morre aos 91 anos o fundador da Namco, Masaya Nakamura

Neste domingo (22) faleceu Masaya Nakamura, aos 91 anos de idade. Ele ficou conhecido como o ‘Pai do Pac-Man‘. Sua empresa inicialmente se chamava Nakamura Manufacturing e em 1955 começou atuando na área de parques de diversões apenas com dois cavalinhos mecânicos, e em meados de 1958 se tornou a Nakamura Amusement Machine Manufacturing Company ou Namco. Uma das pioneiras no setor de arcades e fliperamas logo após a compra da subsidiária japonesa da Atari. A compra garantiu os direitos sobre os games da Atari no Japão por 10 anos, o que colaborou para que a empresa de Nakamura prosperasse nesse nicho.

A Namco é conhecida por muitos jogos clássicos como Galaxian (o primeiro jogo com gráficos multi-coloridos), mas ganhou real notoriedade com o lançamento nos anos 80 do querido Pac-Man. O jogo foi desenvolvido por Toru Iwatani, mas foi o próprio Nakamura quem veio com o nome para o icônico personagem que se origina do termo “pakku”, que lembra o som de engolir a comida.

Nos anos noventa a Namco conquista os gamers de todo o mundo com títulos como Tekken, Ridge Racer, Soul Blade, Time Crisis e outros. Em 2005 se funde com a produtora de brinquedos Bandai, resultando na Bandai Namco. Nos dias atuais é conhecida como Bandai Namco Entertainment e em seu catálogo de games temos Tekken, Dark Souls, Ni no Kuni e outros.

Em 2007 Nakamura foi honrado pelo governo japonês por suas contribuições a indústria do país, visto que ele é também um dos responsáveis por construir a indústria dos jogos no Japão.

Atualmente Nakamura trabalhava como conselheiro sênior na companhia.

Leia mais sobre Namco.