Le Chevalier – Arquivos Secretos: A Besta de Notre-Dame / Contra o Dínamo Rubro | Resenha

Le ChavalierMais uma vez a AVEC Editora nos traz um material de grande qualidade nesse encadernado em capa mole, que continua as histórias de Le Chevalier, O Cavaleiro, um agente do governo francês.

Os gaúchos André Zanki Cordenonsi e Fred Rubim contam duas histórias do agente especial francês, ambas combinando muito bem os elementos da cultura steampunk com referências da cultura mundial.

A arte merece um grande destaque neste encadernado, pois ela lembra em alguns momentos a arte de Mike Mignola, como citado no prefácio ao início da edição, mas ao mesmo tempo em outros momentos se mostra como algo único, muito estilizada. A simplicidade do traço casou muito bem com a história, mas não deixa a desejar ao apresentar as expressões do Cavaleiro, ou de seu ajudante, O Persa, o que surpreende quem, como eu, que espera uma riqueza de detalhes quando se retrata um mundo steampunk como o aqui situado, mas foi uma grata surpresa, que com certeza vale a pena.

Destaco aqui que o mundo criado pelos dois gaúchos, que parece uma mistura de Vinte Mil Léguas Submarinas (com o próprio Julio Verne fazendo parte desse mundo) com a Bússola de Ouro, pelos Drozes sempre acompanhando os personagens, e eu adorei isso, ficava procurando o Droze de cada personagem novo que aparecia.

A Besta de Notre-Dame

Neste conto vemos O Cavaleiro e seu ajudante as voltas com o misterioso assassinato de uma outra agente, A Cigana. Muitas referências a Corcunda de Notre-Dame, com uma releitura de alguns personagens. Esse conto cheio de dinamismo te prende do início ao fim, e também serve de introdução a quem ainda não conhece Le Chevalier.

Contra o Dínamo Rubro

Dessa vez contra uma conspiração terrorista que ameaça toda Paris, o agente francês conta com o auxílio da misteriosa Alexandra, também uma agente, mas do governo Russo. Vale ficar de olho nas participações de Thomas Edisson e Nikholas Tesla.

Le Chevalier – Arquivos Secretos é uma ótima pedida de quadrinho nacional que se utiliza de várias referências da cultura mundial e que com certeza vale a pena ser lido.

FICHA TÉCNICA

Título: Le Chevalier – Arquivos Secretos Vol. 1: A Besta de Notre-Dame / Contra o Dínamo Rubro
Autor: A. Z. Cordenonsi (autor), Fred Rubim (ilustrador)
Editora: AVEC Editora
Ano: 2017
Gênero: Mistério, Ficção Científica
Páginas: 64
Formato: 27,8 x 20,2 x 0,8 cm
ISBN: 978-85-679-018-24