Homeland | 7×08-09 – Lies, Amplifiers, F**cking Twitter / Useful Idiot

Homeland a cada semana se torna mais instigante e movimenta uma trama que começou completamente avulsa, e até meio sem sal, acabou se tornando algo maior e indo além das fronteiras dos EUA novamente, mas entrando em uma discussão importantíssima nos dias atuais: as fake news. A utilização do Twitter para divulgação de informação em massa e até como meio de comunicação entre terroristas, foi sensacional.

ALERTA DE SPOILER: Este artigo contém informações sobre os principais acontecimentos do episódio. Continue a ler por sua conta e risco.

Em “Lies, Amplifiers, F**cking Twitter“, Carrie e Saul conseguem se aproximar de Dante para localizar suas mentiras e fazem o possível para ele entregar sua ligação com Simone e Yevgeny e então temos finalmente a Rússia dentro do problema principal da Presidente Keaton.

A forma como trabalham nos dois episódios os problemas de Keaton e a todo momento focam em seu impeachment é uma forma de mostrar como o “golpe” rola solto, mas eis que em “Useful Idiot” o Senador Paley finalmente é colocado a par da situação de Dante e Carrie e como eles foram usados para chegar a tal momento. Paley se sentindo um idiota deve trazer consequências, pois deve querer siar por cima e não ser visto como idiota manipulado por Dante e Simone, e nele cresce um ódio por Carrie também ter se envolvido nisso.

Yevgeny também saiu perdendo nessa, pois Dante entregou sua rede para Carrie e Saul, e o time conseguiu desmantelar toda a sua rede através do Twitter com uma simples mensagem. As cenas deles descobrindo identidade e localidade de cada um foi bem bacana, mas a melhor cena foi a forma como eles chegam a verdade com Dante, colocando-o em risco, mas infelizmente Yevgeny chega rapidamente até ele e o tira de jogo.

E falando em jogo, Carrie mantém tudo em sua mente como um grande quebra-cabeça, mas ela nunca tem em mente Franny, por mais que a ame. Seu emocional está destruído, Maggie não aguenta mais ver a sobrinha sofrendo e quer pegar a guarda da garota, e para Carrie tudo é levado ao extremo. Confesso que o final do 9ª episódio é de deixar qualquer um angustiado, principalmente Carrie não sabendo se bateu ou não em Franny, e a menina sangrando no chão é de partir o coração.

Para mim agora a maior questão é ver como Homeland vai revirar-se em seus 3 últimos episódios, entrando assim em sua reta final com tudo mais confuso do que quando começou a temporada. Claire Danes está sempre incrível e segurar as pontas aqui, nos passando toda sua confusão e dor, foi de tirar as palavras.

Dan Artimos

Sou formado em Sistemas de Informações, e amante de televisão. Trabalho, leio bastante, estudo, vou a cinemas, parques e corro (ultrapassada a meta pessoal dos 21km), e ainda assim vejo séries e escrevo sobre elas. Sim, nem eu sei como consigo fazer a organização de minha agenda no meio de tantas nerdices.