HBO anuncia o elenco da série original Pátria

O elenco que vai interpretar os protagonistas da primeira série original espanhola da HBO, Pátria, já está todo confirmado. A produção é uma adaptação do romance homônimo de Fernando Aramburu, um fenômeno editorial de público e crítica que ganhou o Prêmio Nacional de Narrativa 2017.

Elena Irureta será Bittori, viúva de Txato, interpretado pelo ator José Ramón Soroiz. Seus filhos Xabier e Nerea serão interpretados por Iñigo Arambarri e Susana Abaitua. Ane Gabarain viverá Miren, mulher de Joxian, papel de Mikel Laskurain. Os três filhos do casal serão interpretados por Jon Olivares (Joxe Mari), Loreto Mauleón (Arantxa) e o ganhador do Goya de melhor ator revelação Eneko Sagardoy (Gorka).

Pátriacontará com oito episódios de uma hora cada, com roteiro e produção de Aitor Gabilondo. A série é uma produção original da HBO Europe com participação da HBO Latin America. As filmagens começarão ainda em março e serão realizadas principalmente em Soraluze, Elgoibar e San Sebastoán, no País Basco, tendo também algumas locações em Madri.

A História

Pátriase desenvolve ao longo de três décadas em Euskadi (País Basco). Por meio dos seus protagonistas – duas famílias divididas pelas consequências do terrorismo –, a série mostra como as pessoas comuns vivem no contexto de um conflito que, apesar de ser local, tem diversos elementos semelhantes aos de outros confrontos em muitos lugares do mundo.

A vida de Bittori e da sua família muda completamente no dia em que o ETA mata seu marido, Txato, na porta de casa. As relações com a família da sua amiga Miren, cujo filho milita no grupo terrorista, são cortadas. Ao mesmo tempo, todos terão que lidar com o luto e as contradições morais, enquanto a vida segue seu próprio curso, colocando no caminho novos elementos que também determinarão o futuro. Será que um dia eles serão capazes de perdoar, eliminar os conflitos e se unir novamente?

A Equipe

Pátriaé uma produção original da HBO Europe com a participação da HBO Latin America, e será produzida pela Alea Media, produtora fundada em 2017 por Aitor Gabilondo e que tem participação da Mediaset. Um dos criadores de mais destaque na Espanha, tanto em roteiro quanto em produção, Gabilondo tem entre seus trabalhos as séries Vivir sin permiso e El comisario e o grande sucesso El Príncipe. Félix Viscarret e Óscar Pedraza serão os diretores.

A equipe técnica, que será comandada por Félix Viscarret e Oscar Pedraza como diretores da série, também já está escalada:

Clara Bilbao assinará o figurino da produção. A figurinista recebeu três prêmios Goya pelos seus trabalhos em Blackthorn, Ninguém deseja a noite e La sombra de la ley. Entre os seus últimos trabalhos estão O vazio do domingo, Tiempo después e La Tribu.

O responsável pela fotografia da série será Álvaro Gutiérrez, indicado ao Goya por Bajo las estrellas. Ele também assinou a fotografia de Mau dia para pescar, Todos estão mortos e La niebla y la doncella.

Juan Pedro de Gaspar responderá pelo design de produção. Ele é um dos grandes nomes na sua especialidade na Espanha, e já recebeu dois Goyas: por Blackthorn e La sombra de la ley. Entre os seus últimos trabalhos estão Mientras dure la guerra, Las leyes de la termodinámica e A rainha da Espanha. Gaspar também colaborou com Paul Greengrass em Zona Verde e com Steven Soderbergh em Che 2: A Guerrilha.

Karmele Soler e Sergio Pérez Berbel serão os responsáveis por penteado e maquiagem, respectivamente. Ambos já foram indicados quatro vezes ao Goya nas suas especialidades e Soler ganhou o prêmio por A pele que habito. Eles realizarão as transformações dos atores nas várias linhas do tempo da trama de Pátria, que mostrará os personagens principais em etapas diferentes de suas vidas.

A montagem da série será realizada por Alberto del Campo e Victoria Lammers. Alberto del Campo ganhou um Goya por El Reino, foi indicado por Que Dios nos perdone e trabalhou em Stockholm e no curta indicado ao Oscar Madre, assim como na sua adaptação para longa-metragem. Victoria Lammers fez parte da equipe de montagem de Mientras dure la guerra, Todos já sabem, Verão 1993 e Snowden – Herói ou traidor.

Pátriacomeçará a ser filmada este ano e deve estrear em 2020, simultaneamente em todos os territórios da HBO Europe. Também será exibida para todos os assinantes da HBO Latin America e estará disponível para os assinantes da HBO nos Estados Unidos.

Dan Artimos

Sou formado em Sistemas de Informações, e amante de televisão. Trabalho, leio bastante, estudo, vou a cinemas, parques e corro (ultrapassada a meta pessoal dos 21km), e ainda assim vejo séries e escrevo sobre elas. Sim, nem eu sei como consigo fazer a organização de minha agenda no meio de tantas nerdices.