Gilmore Girls: Um Ano para Recordar | Episódio 3 – Verão

“Eu não estou de volta!”

É assim que chegamos em Verão, o episódio que marca o início do fim na nossa nova jornada em Star Hallows, o que gera uma certa empolgação que varia entre “ainda temos dois episódios, oba” e “o próximo já é o último, ah“…

Verão é o episódio onde muitas coisas importantes acontecem e outras coisas bem desnecessárias, então vamos analisar juntos, pois este talvez seja o episódio mais fraco entre os quatro.

Como assim Star Hallow tinha uma piscina comunitária e nunca soubemos disso? Bem como discutem Lorelai e Rory sobre a questão de entrar na água num dia de calor e levar em consideração a química e outros fluidos corporais, “xixi de criança” (obrigado por especificar Lorelai). Podemos ver que as noticias já correm em Star Hallows com a volta de Rory mesmo ela falando que não tenha voltado.

Temos também a volta de April Nardini e por que? Por que? A filha de Luke retorna ainda mais chata e com 22 anos se achando a revolucionária que só assiste filmes alemães. Não podemos deixar de revirar nossos olhos assim como Loralai (Obrigado! novamente).  Isso gera mais uma discussão entre Luke e Lorelai, sendo que os dois já andaram escondendo coisas um do outro. Ele sobre a possível expansão do Luke’s em franquias e ela sobre ter largado terapia com a Emily.

Mas os grandes eventos do episódio são, claro, o melhor e o pior dele. Começando com o pior: as longas cenas de Star Hallows: O Musical. Tudo bem que precisamos das bizarrices para firmar na narrativa que a cidade é maluca, mas após de 7 temporadas e 2 episódios acho que já tivemos certeza disso. O telespectador fica igual a Lorelai com cara de assustado com a tamanha loucura e tempo de tela gasto com essa besteira enorme que foi isso. Uma palavra: desnecessário.

O melhor do episódio fica realmente para a história de Rory assumir como editora do Stars Hollow Gazette, que estava prestes a fechar. Podemos ver com uma certa dose de humor ácido referências ao velho jornalismo e depois de muito esperar, o retorno de um dos namorados da personagem. Junto com esse retorno temos a ideia de um novo projeto. Um livro sobre a relação entre Rory e Lorelai. Uma pura metalinguagem digna da serie. Um grande acerto de Daniel Paladino nesse episódio polarizado.

Claro que no final se não tivesse uma drama não seria um episódio de Gilmore Girls, então Lorelai se opõe ao livro o que gera mais uma briga entre mãe e filha. O clímax só chega quando muito pensativa com a vida, a própria Lorelai decide fazer uma mudança brusca e partir para uma jornada igual ao livro de Cheryl Strayed, Livre (somos #TeamLivro também).

Assim o Verão termina onde podemos ver novamente algumas risadas, novas inseguranças da Família Gilmore e claramente, nos preparar para o final com a chegada do Outono.

Os novos 4 episódios de Gilmore Girls: Um Ano para Recordar estão disponíveis na Netflix junto com todas as outras 7 temporadas da série.

Leia mais sobre Gilmore Girls.