Fullmetal Alchemist #1-5 | Resenha

Fullmetal Alchemist

Fullmetal Alchemist está sendo relançado pela Editora JBC em um formato original, assim a obra de Hiromu Arakawa vem com revisão em seu texto e a melhor qualidade que o mangá merece. O projeto gráfico novo ficou sensacional!

Quando Fullmetal Alchemist foi lançado pela primeira vez, eu ignorei completamente e confesso que não assisti ao anime, nem mesmo a elogiada Brotherhood, e colocando as mãos agora, em atraso, mas em uma edição tão especial, posso confessar que me arrependo amargamente.

Já na primeira edição fui pego pela história de Ed e Alphonse, ambos com uma índole incrível e durante as edições vamos vendo em sua jornada como eles buscam ajudar a todos que sofrem em seu caminho. No meio disso tudo vamos descobrindo suas motivações e suas dores, uma vez que Al perdeu o braço e a perna, enquanto seu irmão perdeu o corpo e teve sua alma jogada em uma armadura.

A trama é crescente e envolvente, vamos conhecendo as pessoas que vão cruzando seus caminhos e vamos nos emocionando, como as mortes que acontecem nas edições #2 e #4 que nos levam as lágrimas. Ao mesmo tempo, conhecemos personagens cativantes, como Armstrong, e forte como Scar, além de já deixar claro que Luxúria, Gula e Inveja não estão de brincadeira quando o assunto é proteger o desenvolvimento da Pedra Filosofal.

O amor entre os irmãos e as questões que levam a Ed se perguntar sobre ser uma alma ou apenas uma lembrança é bem intensa, mas temos ótimos momentos leves, como os encontros com a amiga Wiryn e sua avó, ou na #5 edição com sua mestra e seu marido.

É nessa edição #5 que vemos mais sobre o passado e o treinamento de Ed e Al e como eles evoluem sempre, mas com Al deixando em aberto o segredo sobre ele ter visto “aquilo”. Outro ponto interessante é tudo o que envolve os alquimistas federais e como eles estão divididos por suas insígnias, como fogo, terra, e aço, além disso, é bem mostrado como é a organização e suas hierarquias.

Fullmetal Alchemist é uma leitura agradável, desenvolve bem seus personagens e o mais importante, nos faz nos importar por todos eles, até mesmo os que aparecem em poucas páginas. Arakawa trabalha bem a relação dos irmãos sem esquecer as motivações de cada um deles, e sempre que volta para nos contar como chegaram até ali, é algo mais admirável que ele coloca em seu universo.

A JBC acertou em cheio em relançar com tamanha qualidade esta obra.

FICHA TÉCNICA

Título: Fullmetal Alchemist #1-5
Autor: Hiromu Arakawa
Editora: JBC
Ano: 2016
Gênero: Ação, Aventura