The Flash | 3×21 – Cause and Effect

Enquanto Tracy e Harry buscam uma forma de prender Savitar, Cisco tem uma brilhante ideia de evitar que as coisas se compliquem mais em The Flash, mas as consequências são bizarras. Em um episódio até que interessante e com a explicação do motivo de Savitar ser quem foi revelado, infelizmente ficamos presos no mesmo lugar, tirando um ou outro detalhe bacana que a trama propôs.

ALERTA DE SPOILER: Este artigo contém informações sobre os principais acontecimentos do episódio. Continue a ler por sua conta e risco.

A primeira coisa é que Barry/Savitar é consequência das criações temporais que Barry do futuro criou para ajudar o Barry do presente a destruir Zoom, com isso, um dos flashs que sobraram, o Savitar, criou sua própria consciência e não querendo morrer sozinho criou esse lapso temporal e um desejo de vingança sem fim, e ao matar Iris no futuro ele poderia liberar o próprio potencial e se tornar realmente um Deus. Ele explica que esses lapsos existem a ponto de Eobard estar vivo e causar todos os problemas que os lendários tiveram que evitar em Legends of Tomorrow, uma causa efeito.

Com essa descoberta eles pedem que Tracy e Harry corram contra o tempo para criar a jaula de Savitar, enquanto Cisco tem a brilhante ideia de bloquear a memória de Barry, deixando apenas o seu acesso a memória recente, assim Savitar não teria suas memórias e não poderia antecipar os seus passos… Mas lógico que daria errado e Barry teria toda a mente bloqueada.

Com Barry mais leve e sem os medos que ser The Flash lhe causam, o personagem voltou a ser atraente e até Iris consegue ficar mais contente em vê-lo daquele jeito. Isso traz uma leveza a série e alguns momentos engraçadinhos, como o encontro de Barry com Cecile. Só que ao mesmo tempo “mata” Savitar e tira os poderes de Wally, além de obrigar Nevasca a se juntar ao time para que ela tenha os seus poderes completos.

Barry então consegue recuperar sua memória após o trabalho em equipe de Caitlin, Cisco e Julian, e a força da história e do amor dele e Iris. Foi bonitinho, mas não sei até onde essa trama pode ir. Além disso, a série veio para mostrar que é importante estar ao lado de quem se ama e é com isso e suas histórias que Cisco acessa  coração de Nevasca e a faz se tornar temporariamente em Caitlin.

Com tudo voltando ao normal, a trama foca novamente em Tracy e Harry, que agora tem um lance amoroso, e foi até legal a forma como abordaram isso, só que ele s voltam a trama para deixar claro que precisam de uma bateria mais potente que o sol para criar a armadilha da Força da Aceleração…

A dúvida, onde conseguiriam isso? Eis que o objeto está a Argus e o Tubarão-Rei é visto sondando o objeto vermelho escarlate.

Espero que The Flash consiga concluir de forma interessante sua trama, mas o mais bacana é que este 3º ano finaliza um arco iniciado lá na 1ª temporada, mostrando as consequências dos atos de Barry e sua equipe com as viagens temporais e como cada uma delas tem uma consequência bizarra e intensa.