Doraemon volta à TV brasileira

Doraemon voltará a ser exibido na TV brasileira. A partir do dia 01 de janeiro de 2019, Doraemon fará parte da programação do Verão Animado, que será exibido à partir das 9h diariamente na Band.

Doraemon começou como uma série de mangá escrita por Fujiko F. Fujio. O mangá tem uma longa história, com sua publicação em série começando em 1969. Ele foi massivamente produzida em muitas revistas de mangá para crianças pequenas, e continuou até que o autor faleceu em 1996. A transmissão da série de anime continua até hoje, mesmo após o lançamento da série para TV e a morte de seu autor. Um novo filme de Doraemon também foi lançado todos os anos desde 1979. Não é exagero dizer que para muitas crianças japonesas, Doraemon é a primeira série de anime que eles assistem.

A maioria dos episódios de Doraemon são humorísticos, com lições morais a respeito dos valores tais como a honestidade, a perseverança, a coragem, a família e o respeito (ensinando as crianças a distinguir entre o certo e o errado de uma forma divertida). Várias questões relacionadas ao meio ambiente,aparecem nas histórias, como espécies em via de extinção, o desflorestamento, e a poluição.

A primeira vez que o anime de 1979 foi transmitido no Brasil foi em outubro de 1992 pela TV Manchete no programa Clube da Criança apresentado pela Angelica. Em 2014 a Sato Company, empresa responsável pela distribuição de Naruto e Clube Winx, retomou o projeto de adaptá-lo e trouxe o anime de 2005. Com isso o canal iniciou o desenvolvimento de sua exibição e dublagem ao longo do ano, sua dublagem foi feita no estúdio Zatras com elenco de Layra Campos (Nobita), Carol Valença (Doraemon) e Caio Guarnieri (Gian). A estreia ocorreu em 10 de dezembro de 2014 no Netflix. Apesar de ser uma dublagem da versão japonesa os nomes dos protagonistas foram trocados pela versão adaptada nos Estados Unidos, Nobita passou a ser chamado de Noby, Shizuka de Sue, Gian de Big G e Suneo de Sneech.

Doraemon, a versão de 2005, irá estrear dia 1 dejJaneiro de 2019 no bloco Verão Animado da Band.

Dan Artimos

Sou formado em Sistemas de Informações, e amante de televisão. Trabalho, leio bastante, estudo, vou a cinemas, parques e corro (ultrapassada a meta pessoal dos 21km), e ainda assim vejo séries e escrevo sobre elas. Sim, nem eu sei como consigo fazer a organização de minha agenda no meio de tantas nerdices.