Donisete Lemos e Igor Marques lançam quadrinho sobre aventura escolar durante o FIQ 2018

O desenhista Donisete Lemos e o roteirista Igor Marques apresentarão ao público seu novo quadrinho durante o Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ BH). Intitulado Verdade ou Consequência, o novo trabalho da dupla apresenta uma aventura dentro do ambiente escolar. A história foi pensada como uma adaptação nacional de um gênero muito popular do universo dos mangás japoneses.

Referências são sempre importantes. Procuramos fazer uma brincadeira de misturar esses universos para criar algo diferente. Para a adaptação buscamos pesquisar bem detalhadamente as escolas no Brasil, além de usar nossas vivências pessoais na construção da história, dos cenários e dos personagens”, analisa o ilustrador.

As escolhas narrativas e a influência japonesa vieram logo no início do projeto. O quadrinho originalmente tinha sido planejado para o concurso de uma editora. “O Donisete me convidou para produzir junto com ele um trabalho para este concurso de mangás. Isso direcionou a gente. Nossa escolha temática, a forma narrativa, o estilo de arte e muitas outras coisas. Com o projeto bem adiantado, e o FIQ a caminho, decidimos mudar e publicar de forma independente”, explica Marques.

O quadrinho nos apresenta a Guto, um jovem tímido, e seu grupo de amigos. No intervalo do recreio da escola eles se reúnem para brincar de Verdade ou Consequência. O que era pra ser uma brincadeira inocente acaba mudando quando as pessoas revelam ter outros interesses ali. “O quadrinho passa principalmente a ideia de coragem e vencer seus medos. No caso do Guto, um de seus medos é passar vergonha diante da garota que ele gosta e seus amigos de classe”, apresenta Lemos.

A história brinca com a inocência, a insegurança e as aventuras do período da adolescência. Para o roteirista, essas características foram ideais para criar uma sensação de drama. “Os problemas dos personagens são exagerados. Eles ficam mais preocupados e tensos com as coisas que estão acontecendo do que realmente deveriam. Isso gera momentos de ação, humor e faz a história avançar”.

Igor Marques

Igor Marques tem 25 anos e é designer gráfico e jornalista formado pela PUC Minas. Atua no mercado de comunicação em diferentes áreas como jornalismo, marketing digital e designer gráfico.

Sempre teve interesse por quadrinhos, com um destaque especial pelos mangás. Desde 2014 desenvolve ideias, projetos e roteiros voltados para nona arte. No início de 2018 lançou o zine Procrastinação.

Donisete Lemos

Donisete Lemos é natural de São Lourenço, no sul de Minas, e reside em Belo Horizonte desde 2013. Ele tem 24 anos e é Graduado em Design Gráfico pela UEMG. Atua como ilustrador e designer freelancer.

Seu primeiro contato com quadrinhos foi através das HQs da Turma da Mônica, mas foi nos mangás que encontrou sua paixão pela narrativa sequencial.

Carrapato Estrela

Carrapato Estrela é um coletivo de quadrinistas oriundo de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. O grupo foi fundado no início de 2017 e é composto por Donizete LemosHyna Crimson, Igor Marques e Lúcio Guimarães. Os artistas se reuniram como forma de trocar conhecimento, técnicas, referências e incentivos para o desenvolvimento de seus trabalhos.

Os artistas estarão na mesa 169 no Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte. O evento acontece entre os dias 30 de maio e 3 de junho, na Serraria Souza Pinto, localizada no Centro da capital mineira.

Dan Artimos

Sou formado em Sistemas de Informações, e amante de televisão. Trabalho, leio bastante, estudo, vou a cinemas, parques e corro (ultrapassada a meta pessoal dos 21km), e ainda assim vejo séries e escrevo sobre elas. Sim, nem eu sei como consigo fazer a organização de minha agenda no meio de tantas nerdices.