Despedida em Grande Estilo | Crítica

Filmes de assalto acabam sempre se saindo bem quando sua trama une um pouco de uma história mirabolante com situações plausíveis do dia-a-dia e claro uma explicação aceitável. Normalmente essas produções vem embaladas com uma trilha sonora maneira, carros esportivos caríssimos, mulheres bonitas e atores charmosos fazendo cara de eu sou muito bom. Em Despedida em Grande Estilo (Going in Style, 2017) temos isso tudo, mas com um elenco formado por atores mais velhos e que a parte mais importante do filme nem é a trama do assalto em si mas como ela é contada e a qualidade das atuações em que seus atores pegaram um roteiro simples e transformaram numa história interessante e divertidamente maravilhosa de se acompanhar.

Na comédia conhecemos três amigos já aposentados, Willie (o sempre presente Morgan Freeman), Joe (o classudo mas amável Michael Caine) e Albert (aquele que tem cara de durão mas tem um bom coração Alan Arkin). Os três trabalharam durante muito tempo na mesma empresa e hoje levam uma vida mais tranquila e pacata.Quando a antiga empresa deles resolve mudar a industria para um país onde os impostos são menores eles veem seu fundo de pensão evaporar de uma hora para outra e assim começam a ficar com problemas financeiros.

Despedida Em Grande Estilo critica going in style movie review
Foto: Atsushi Nishijima/ Warner Bros

Afinal todas as economias que eles tem para sobreviver até o resto da vida se foram e os bancos estão ai para cobra-los. Assim, Joe depois de presenciar um assalto a agência onde é cliente, resolve fazer a mesma coisa e se vingar do banco que quer tomar sua casa devido a falta de pagamentos da sua hipoteca. Então, ele chama Willie a Albert para elaborarem um plano e assim sair dessa situação. A condição é simples, roubar apenas aquilo que o tinha no fundo. Mas eles nunca mexeram com uma arma na vida.

Como falamos toda a trama sobre o assalto em si é muita bem-vinda mas onde realmente o filme se destaca é nas interações entre os três personagens principais e claro nos dramas isolados que cada um tem. As histórias são meio interligadas mas isoladamente são bem interessantes. Os personagens de Freeman e Caine tem um arco mais dramático ambos envolvendo suas famílias e os relacionamentos entre eles enquanto Arkin fica com a lado cômico com uma trama de amor na terceira idade bem dosada e agradável de se acompanhar.

Despedida Em Grande Estilo critica going in style movie review
Foto: Atsushi Nishijima/ Warner Bros

As piadas de Despedida Em Grande Estilo dão o tom do filme dirigido por Zach Braff, mais conhecido pela sua atuação na série de TV, Scrubs. A cena de abertura com Michael Caine indo ao banco e sendo tratado com desdém pelo gerente do banco e depois presenciando o assalto é hilária, muito bem dirigida e garante ótimas risadas pelo humor que não chega a ser escrachado e nem muito muito refinado. Mesmo assim o roteiro do filme, assinado por Theodore Melfi do filme Um Santo Vizinho, ainda faz uma critica importantíssima sobre como os idosos ou membros da melhor idade são tratados. As piadas típicas misturam sacadas sobre como os mais velhos gostam de comer suas tortas, jogar bingo, se reunir na praça e claro assistir programas de TV como séries de investigação e realities shows de gosto duvidoso. O grande destaque fica mesmo na relação entre avó e neta com o personagem de Caine, Joe e Brooklyn interpretada pela simpática e bem talentosa atriz mirim Joey King que participou das séries de Tv, Fargo e The Flash. 

O elenco secundário também foi maravilhosamente muito bem escalado com a participação de Christopher Lloyd no papel do esquecido Milton que rouba as cenas sempre que aparece, de Ann-Margret a sedutora Annie e Matt Dillon o agente Hammer do FBI. A trama do assalto chega numa conclusão bem interessante e até digamos emocionante ao unir o drama das histórias dos personagens principais com a sequência toda de como o roubo foi executado. Antes de mais nada o filme passa uma mensagem de companheirismo e camaradagem mesmo com um tema de assalto a banco. 

Despedida em Grande Estilo une um roteiro simpático, inteligente e engraçado e usa as habilidades de seus personagens principais para conseguir fazer um filme interessante que conta uma história onde seus protagonistas quase nunca tem sempre o destaque em outras produções.

Nota do Crítico:

Despedida em Grande Estilo estréia dia 06 de abril nos cinemas.