Conferimos mais sobre Lino, animação nacional, na Anima Mundi 2017

Aconteceu hoje (29/07) durante o Anima Mundi 2017 um painel com os produtores da animação nacional Lino – Uma Aventura de Sete Vidas. Durante o painel foi conversado muito sobre as dificuldades de se fazer uma produção deste tipo no Brasil, e também a busca por captação.

Com roteiro e direção de Rafael Ribas, a animação é engraçada, tem uma ótima pegada e podemos ver isso com os vídeos promocionais, mas o melhor do painel foi poder acompanhar o processo de criação e animação de Lino, que no início era um coelho bem estranho, no melhor estilo Tim Burton. Com ajuda de toda a equipe, Ribas mostrou todo o processo, desde os moldes, até a parte de renderização.

É interessante acompanhar a forma como tudo é planejado e entender como a evolução no Brasil é muito bem vista pelo público presente no Anima Mundi. Descobrimos que o roteiro de Lino é de 2010 e a parceria com a FOX aconteceu em 2011, depois disso tudo foi por conta da captação financeira e depois para o desenvolvimento do longa. A batalha tecnológica e a quantidade de profissionais envolvidos foi sempre ressaltado, comparando a Start Anima com grandes estúdios, como a Pixar, e o valor envolvido em cada produção.

Lino

Diferente do que foi feito com a animação anterior, O Grilo Feliz, desta vez eles decidiram procurar pela voz original ideal, no melhor estilo das produções norte-americanas, pois o nome chega a ser um peso para atrair o público. Assim veio a escolha de Selton Mello, onde podemos ver nos vídeos de bastidores, que é completamente envolvido pela animação e se entrega ao personagem.

Ah! O longa tem mais de 3000 cortes de cenas, foram utilizados 15 animadores fixos, além de freelancers remotos, há mais de 1.600.000 pelos em Lino!

Ao final o saldo é mais do que positivo e a cada promo e a cada ideia contado por Ribas, a vontade era que chegasse logo o dia 7 de setembro para acompanharmos as aventuras de Lino.

Confira o trailer:

Lino é um animador de festas muito azarado que não aguenta mais seu emprego, pois precisa vestir todos os dias uma horrorosa fantasia de um gato gigante e aguentar sempre a mesma rotina de maus tratos das crianças. Cansado de tudo e tentando se livrar da falta de sorte que o persegue, Lino resolve buscar a ajuda de Don Leon, um suposto “mago” não muito talentoso, que o transforma justamente no que ele mais queria se livrar: sua própria fantasia! Em sua jornada para reverter o feitiço, Lino será confundido com o “maníaco da fantasia” e passa a ser procurado pela polícia, dando início a uma grande aventura. Em cenas divertidas, dinâmicas e inesperadas, Lino descobrirá um novo amor pelo seu trabalho, pelas crianças e um novo sentido para sua vida.

Produzido pelo estúdio de animação brasileiro Start Anima em coprodução com a Fox, o filme tem distribuição da Fox Filme do Brasil.

Lino – Uma Aventura de Sete Vidas chega aos cinemas no dia 7 de setembro.