Como Star Trek: Discovery se encaixa na linha do tempo da franquia Star Trek?

Com a Netflix disponibilizando os 2 primeiros episódios de Star Trek: Discovery hoje, nós do Arroba Nerd resolvemos responder uma pergunta importante: Como a série se encaixa na linha do tempo da franquia Star Trek?

Antes de mais nada, o novo seriado tem como personagem principal a Primeira Oficial Michael Burnham (Sonequa Martin-Green) e vai se passar 10 anos antes dos eventos da série Star Trek: A Série Clássica e a produção vai seguir a linha do tempo principal e até mesmo explicar acontecimentos que ocorreram nela.

A franquia tem duas linhas do tempo, a da série de TV e a linha do tempo dos novos filmes lançados em 2009 pelo produtor J.J. Abrams. Então vamos apenas considerar essa primeira linha na nossa explicação, ok? Por ordem cronológica de eventos, sendo a série principal (Star Trek) como base.

Star Trek: Enterprise (Anos 2151-2161)

Foto: CBS

Passou na TV entre os anos 2001-2005 e focava na missão da nave Starfleet que também se chamava Enterprise e a trama acontecia 100 anos dos eventos originais de Star Trek. O Capitão Jonathan Archer (Scott Bakula) e a oficial vulcana T’Pol (Jolene Blalock) eram os principais personagens.

Star Trek: Discovery (Ano 2255)

Foto: CBS All Access

A série teve inicio esse ano e vai contar as aventuras da Oficial Michael Burnham (Martin-Green) uma humana criada pelos pais de Spock que sufocou suas habilidades humanas para aprender os costumes Vulcanos, e quando mais velha tenta desenvolver sua parte mais humana trabalhando na nave com a Capitã Philippa Georgiou (Michelle Yeoh).

Star Trek (Anos 2265-2269)

Foto: CBS

Série original, que foi exibida de 1966-1969, conta com os personagens mais icônicos da franquia Capitão James Kirk (William Shatner), Oficial Spock (Leonard Nimoy), Oficial Uhura (Nichelle Nichols), Doutor McCoy (DeForest Kelley), Scotty (James Doohan) e Hikaru Sulu (George Takei). A produção fez bastante sucesso na época sendo exportada para vários países e tendo reprises vendidas para muitas afiliadas nos EUA, e acompanhava a tripulação numa missão de exploração.

Star Trek: The Animated Series (Anos 2269-2270)

A série animada ficou no ar por dois anos e acompanhava os personagens depois que a série original acabou, inclusive com os mesmos atores dublando seus personagens.

Jornada nas Estrelas: O Filme (Ano 2273)

Foto: Paramount Pictures

Mesmo depois do cancelamento da série, os produtores e a Paramount Pictures se uniram e trouxeram os atores William ShatnerLeonard Nimoy de volta para a produção dessa vez no cinema. Na trama do primeiro filme um alienígena ameaça invadir a Terra e o Capitão Kirk (Shatner) e sua nave recém-reformada, a USS Enterprise, precisam defender a terra e descobrir as origens desse vilão.

A produção é seguida pela sua sequência Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan (1982), onde a dupla luta contra o vilão Khan no ano de 2285. No cinema ainda a franquia teve mais outros 4 filmes:  Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock (1984), Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa (1986), Jornada nas Estrelas V: A Última Fronteira (1989) Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida (1991) terminando a trama no ano de 2293. 

Star Trek: The Next Generation (Anos 2364-2370)

Foto: CBS

Lançada entre os anos de 1987-1994, a série acompanhava o Capitão Jean-Luc Picard (Patrick Stewart) e se passava 100 anos após os eventos da série original. A produção também virou filmes onde teve uma mistura dos personagens da série original com a série nova.

Foram 4 filmes: Jornada nas Estrelas: Generations (1994), Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato, Jornada nas Estrelas: Insurreição (1998) Jornada nas Estrelas: Nêmesis (2002). 

Star Trek: Deep Space Nine (Anos 2369-2375)

Exibida entre 1993-1999, a série foi como um spin-off e acompanhava as aventuras das pessoas que ficavam de guarda em um buraco de minhoca no final da galáxia.

Star Trek: Voyager (Anos 2371-2378)

Foto: CBS

Ficando no ar entre 1995-2001, o seriado acompanha a Capitã Kathryn Janeway (Kate Mulgrew) e mostrava a missão da nave USS Voyager em busca de uma nave perdida.

Muita coisa né? Não deixem de acompanhar nossa reviews de Star Trek: Discovery aqui no Arroba Nerd. A nova série acompanhará uma nova nave, novos personagens e novas missões, enquanto abraça a mesma ideologia e esperança de um futuro que inspire uma geração de sonhadores e criadores.

Com estreia na Netflix em 25 de setembro os 8 episódios que serão liberados uma vez por semana, restando mais episódios a serem disponibilizados em Janeiro 2018.

Miguel Morales

Sempre posso ser visto lá no Twitter falando sobre o que acontece na TV aberta, nas séries, no cinema e claro outras besteiras. Uso chapéu branco e grito It's Handled! Me segue lá: twitter.com/mpmorales