Cine Birita faz edição especial para Consciência Negra

Quais são as heranças da cultura afrodescendente e do nosso passado escravagista? A próxima edição do Cine Birita traz quatro filmes que, de uma forma ou de outra, abordam a questão sob diferentes aspectos.

No dia 28 de novembro, encerrando o Mês da Consciência Negra, a 6ª edição acontece no Café dos Bancários, que fica na Rua São bento, 413, centro de São Paulo.

Na programação dessa edição, estes são os títulos:

O Barco – O filme conta a história da família de Jair, Janete e Pedro que, em contato com elementos que remetem às suas ancestralidades e à cultura afro-brasileira, lidam de formas diferentes, e nos convidam a construir outros imaginários sobre uma das matrizes culturais mais importantes do nosso país. Direção de Guilherme Areias e Ana Clara Costa.

Cinema de Preto – No set de filmagens de sua cinebiografia, Adias Nascimento conversa com a equipe acerca da contribuição de artistas e técnicos afrodescendentes para o cinema brasileiro. Direção de Danddara.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Close – Jéssica, Suyanne, Bruna e Nathália estão detidas na Unidade Prisional, localizada em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza. Um espaço, várias histórias, a mesma esperança compartilhada por todas: resistir e lutar pelo fim do preconceito. Direção de Roseane Gurgel.

Eu Preciso Destas Palavras Escrita – O passado de Arthur Bispo do Rosario é praticamente desconhecido. Sabe-se apenas que era negro, marinheiro e pugilista. Em 1938 é internado na Colônia Juliano Moreira após um delírio místico. Com diagnóstico de esquizofrenia paranoide é iniciada sua peregrinação em busca do divino e da catalogação do universo. Direção de Milena Manfredini.

O Café dos Bancários abre às 17h, e os filmes começarão a ser exibidos pontualmente às 19h30. A entrada é gratuita. Além dos cartões de débito e crédito, a casa também aceita os vales-refeição Alelo, Ticket, Sodexo, VR, Policard e Valecard.

O Cine Birita é uma mostra de curtas-metragens que faz exibição de filmes em bares.

SERVIÇO

Cine Birita | Mês da Consciência Negra
Onde:
Café dos Bancários | Rua São Bento, 413 – Centro – São Paulo/SP
Quando:
 28 de novembro
Horário:
 A partir das 17h, exibição dos filmes pontualmente às 19h30
Evento: https://www.facebook.com/events/252213472124536/

Dan Artimos

Sou formado em Sistemas de Informações, e amante de televisão. Trabalho, leio bastante, estudo, vou a cinemas, parques e corro (ultrapassada a meta pessoal dos 21km), e ainda assim vejo séries e escrevo sobre elas. Sim, nem eu sei como consigo fazer a organização de minha agenda no meio de tantas nerdices.