CCXP anuncia os primeiros quadrinistas convidados do Artists’ Alley

A CCXP acaba de confirmar os primeiros participantes convidados do Artists’ Alley em 2019. Os fãs terão a oportunidade de conferir pessoalmente os trabalhos de três grandes artistas dos quadrinhos que vão desembarcar no Brasil pela primeira vez: Alex Maleev, um dos responsáveis pela série Demolidor; Keith Giffen, conhecido por seu trabalho em Legião dos Super-Heróis e Liga da Justiça; e Charlie Adlard, desenhista de The Walking Dead. A 6ª edição do maior festival de cultura pop do planeta acontece entre 5 e 8 de dezembro, no São Paulo Expo.

O desenhista e escritor Keith Giffen virá ao Brasil acompanhado da artista James Jameson. Além de seu reconhecido trabalho pela DC, como a cocriação do anti-herói Lobo – que estará na nova temporada da série de TV Krypton –, Giffen foi cocriador do personagem Rocket Raccoon, que teve sua estreia em Marvel Preview #7, lançada em 1976. Ao entrar em período sabático do mercado de quadrinhos, ele também trabalhou por anos com storyboards para programas de TV e filmes, incluindo animações como Os Caça-Fantasmas e Du, Dudu e Edu. Keith Giffen estará todos os dias no Artists’ Alley da CCXP e participará de outros painéis e atividades divulgados em breve.

Alex Maleev terá uma nova oportunidade de conhecer o calor dos fãs brasileiros, após precisar cancelar sua participação na CCXP de 2015. O desenhista e pintor búlgaro é um dos criadores, junto com o roteirista Brian Michael Bendis, da série Demolidor – que foi publicada pela Marvel entre 2001 e 2006, vencedora do Prêmio Eisner (o Oscar dos Quadrinhos) na categoria Melhor Série Mensal. Pela DC, o artista foi responsável por ilustrar a série Batman: Terra de Ninguém. Na CCXP, Maleev poderá ser encontrado diariamente no Artists’ Alley, além de participar de outras atividades que ainda serão anunciadas.

O terceiro nome confirmado para o Artists’ Alley é Charlie Adlard. Também fazendo sua estreia na CCXP, o desenhista de The Walking Dead passará todos os dias pelo festival. Considerado um veterano no mercado dos quadrinhos, Adlard trabalhou em vários projetos como Marte Ataca, Arquivo X, Juiz Dredd, Savage, Batman, X-Men e Superman, entre outros. O artista também se dedicou a projetos que considera ter grande identificação como Astronauts In Trouble, Codeflesh, Rock Bottom e White Death.

Em 2018, o evento recebeu de 262 mil visitantes, batendo recorde de público e se posicionando mais uma vez com o maior festival de cultura pop do mundo. A CCXP já faz parte do calendário cultural do país e este ano acontecerá entre 5 e 8 de dezembro, no São Paulo Expo. Saiba mais em www.ccxp.com.br.

Dan Artimos

Sou formado em Sistemas de Informações, e amante de televisão. Trabalho, leio bastante, estudo, vou a cinemas, parques e corro (ultrapassada a meta pessoal dos 21km), e ainda assim vejo séries e escrevo sobre elas. Sim, nem eu sei como consigo fazer a organização de minha agenda no meio de tantas nerdices.