Campus Party Brasil: software aberto e acessibilidade em pauta

A 12ª edição da Campus Party Brasil, que acontece entre 12 e 17 de fevereiro, aposta em um universo de novidades. Pela primeira vez, o evento acontecerá no Expo Center Norte. Para somar, o evento tem presença confirmada de nomes como Frank Karlitschek e o casal Laura e Chris Moriarity.

O casal americano Moriarity é fundador do projeto Million Waves, uma organização sem fins lucrativos que transforma o plástico retirado dos oceanos em material para impressora 3D. Um dos projetos desenvolvidos por eles é a impressão de próteses personalizadas para crianças carentes, que são localizadas por meio de um aplicativo que encontra pessoas que precisam deste e de outros tipos de auxílio.

Já Frank Karlitschek é alemão e trabalha com desenvolvimento de software de código aberto. Segundo ele, as pessoas devem ter o direito básico “de controlar seus próprios dados na era da Internet”. Em 2010, iniciou o projeto ownCloud, com objetivo de promover a retomada do controle sobre o armazenamento e compartilhamento de informações para os consumidores. Em 2016, iniciou o projeto Nextcloud para levar essa ideia ao próximo nível.

Karlitschek sempre esteve envolvido com uma variedade de projetos de software livre, incluindo ter sido membro do conselho da comunidade internacional de software livre KDE. Frank já palestrou no MIT, CERN e ETH e Keynoted LinuxCon, Latinoware, Akademy, FOSSASIA, openSUSE CON, e muitas outras conferências. É o fundador e CEO da Nextcloud Gmbh e membro do Open Forum Europe.

Com cerca de 1.000 horas de programação, a #CPBR12 também já tem confirmada a presença do cofundador do Waze, Uri Levine, e dos brasileiros, Ivair Gontijo, físico mineiro que trabalha na NASA, e de Joana D’Arc Felix, uma das pesquisadoras mais premiadas fora do país.

Campus Party Brasil 2018 – #CPBR12, uma das maiores experiências tecnológicas do mundo, acontece entre os dias 12 e 17 de fevereiro de 2019 no Expo Center Norte, em São Paulo. Estão em pré-venda os ingressos para os 6 dias, com camping individual ou camping duplo com desconto por pessoa. Para saber mais, acesse: http://brasil.campus-party.org/.

Dan Artimos

Sou formado em Sistemas de Informações, e amante de televisão. Trabalho, leio bastante, estudo, vou a cinemas, parques e corro (ultrapassada a meta pessoal dos 21km), e ainda assim vejo séries e escrevo sobre elas. Sim, nem eu sei como consigo fazer a organização de minha agenda no meio de tantas nerdices.