Brasil recebe a exposição inédita apresentando The Art of Tim Burton

Prepare-se para mergulhar na consciência artística e criativa de um dos cineastas mais prolíficos de Hollywood através da incrível exposição A Beleza Sombria dos Monstros: 10 anos de A Arte de Tim Burton, organizada pela produtora brasileira Rua 34 Produções e Jenny He, curadora independente em colaboração com Tim Burton Productions. A exposição estreia no Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília no dia 28 de maio de 2019.

De caráter inédito no mundo todo e com participação direta do artista, a exposição celebra o aniversário de 10 anos da publicação de The Art of Tim Burton (2009), a compilação definitiva de 40 anos de sua arte, incluindo conceitos visuais de filmes e centenas de ilustrações de seu arquivo pessoal, editados sob orientação do próprio Burton. Usando as mais recentes tecnologias de linguagem digital, a exposição recria e expande uma experiência física do livro realçando o exaustivo conhecimento e amor pela história cinematográfica — de mestres do stop-motion a maestros do horror, de tecnologia 3D old-school e aparelhos de animação pré-cinema. Os ambientes interativos vão imergir os visitantes nas artes visuais, apresentando ao público o universo de Tim Burton de forma nunca vista.

From the chapter “Alien-Nation” in The Art of Tim Burton © 2019 Tim Burton

É uma verdadeira jornada pela inigualável imaginação de Tim Burton — de uma criança entediada que cresceu no subúrbio da Califórnia, e que encontrou refúgio no filmes de monstros, até o surgimento de uma das mais impressionantes estéticas do cinema internacional nascidas do amor pelo grotesco.

A Beleza Sombria dos Monstros: 10 anos de A Arte de Tim Burton leva os visitantes por diversas galerias que servem como uma autobiografia visual das criações do autor. “Uma verdadeira mistura de bem, mal, sombra, luz, alegria e tristeza“, como disse Burton sobre a história de Edward Mãos de Tesoura, um personagem indelével que nasceu de um desenho e é considerado pelos críticos uma imagem onírica do próprio cineasta.

From the chapter “Clowns, Puppets & Ventriloquist Dummies” in The Art of Tim Burton © 2019 Tim Burton

Para Burton, o desenho é a origem da sua expressão artística.

A Arte de Tim Burton, um livro que abrange 434 páginas, é agrupado em treze capítulos que examinam os temas comuns do trabalho de Burton, de sua fascinação com palhaços passando por sua paixão por monstros incompreendidos e seu deleite com as esquisitices das pessoas. Os desenhos destes capítulos ganham vida nesta exposição que guia os visitantes através do universo criativo do cineasta e sua mente artística.

Este é um livro sobre as criaturas que habitam sua própria cabeça. Em seu prefácio, Burton revela que algumas das ilustrações foram projetos e outras são pessoais, mas a maioria não foi feita para ser vista. A autora Leah Gallo diz, “Acreditar que cada esboço é intencional como uma mensagem seria perder o sentido do que a obra de arte é para ele: um foco, uma fuga, uma liberação, uma linha de pensamento. No entanto, reunidos, inegavelmente formam um quebra-cabeça de retalhos do artista e sua perspectiva“.

A exposição abre a Caixa de Pandora e liberta as criaturas de Tim Burton para o espaço expositivo, explorando de maneira inédita novas possibilidades de interação com o seu trabalho. O projeto envolve artistas brasileiros dedicados às experiências com ambientes imersivos incluindo a dupla Mirella Brandi e Muep, o expert em instalações multimídia Rodrigo Gontijo, o designer de som Paulo Beto e o arte educador Murilo Kammer.

O complemento a esta imperdível experiência imersiva é uma mostra com filmes dirigidos por Tim Burton e que o inspiraram. A exibição acontece paralelamente com a exposição e também tem entrada gratuita.

Esta exposição é apresentada pela Cielo, com patrocínio da Cateno e apoio da Livelo e do Outback Steakhouse através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO

A Beleza Sombria dos Monstros: 10 anos de A Arte de Tim Burton
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil | SCES, Trecho 2, Conjunto 22 – Brasília/DF
Quando: 28 de maio de 2019
Faixa etária: Livre
Valores: Entrada Franca

Dan Artimos

Sou formado em Sistemas de Informações, e amante de televisão. Trabalho, leio bastante, estudo, vou a cinemas, parques e corro (ultrapassada a meta pessoal dos 21km), e ainda assim vejo séries e escrevo sobre elas. Sim, nem eu sei como consigo fazer a organização de minha agenda no meio de tantas nerdices.