Billions | 3×02 – The Wrong Maria Gonzalez

Billions mais uma vez mostra a frieza de seus personagens perante algo incerto e mesmo quando parecem em um corredor sem saída, sempre tem uma fresta na parede para ser esmurrada e abrir um buraco. Chuck e Bobby usam todas as cartas de suas mangas para manter suas posições, idéias e poder, mas não veem até onde suas consequências podem ir a longo prazo. Gosto da forma como todos acabam envolvidos em seus problemas.

ALERTA DE SPOILER: Este artigo contém informações sobre os principais acontecimentos do episódio. Continue a ler por sua conta e risco.

Chuck descobre que Funt será o juiz do caso de Bobby e começa a movimentar os pauzinhos para que Oliver e Bryan consigam trocar o juiz, pois Funt tende a ser mais a favor deste tipo de negócios. A questão é que enquanto ele consegue colocar ódio em Funt ao pedir que ele se afaste do caso em forma de quitar o débito com ele, o mesmo pode não ocorrer com Oliver, que começa a ouvir Bryan. O advogado, que trabalhou ao lado de Chuck conversa com ele sobre esse favor voltar e ainda ser algo bem maior.

Bryan também perde a mão ao ir atrás de Maria Gonzalez e sua investigação acaba sendo descoberta por Victor, que repassa para Bobby e o mesmo age de forma a conseguir extraditar a moça da Guatemala. A reação de Bobby foi ir até Oliver e o mesmo fazer um pedido de retorno ao procurador-geral, mas este se negou, deixando as coisas complicadas para o caso deles.

Enquanto isso Bobby passa por uma crise onde não consegue se imaginar longe da Axe Capital e acaba colocando toda a empresa em problemas de confiança, já que ele quebra ordens e vai até o local, tirando todos de sua zona e deixando até Taylor em situação complicada. Mas no fim gostei da forma como ele se explica para ela e abre mão de tudo, depois de compreender que precisa se afastar para repensar nas próprias estratégias a partir daqui.

Achei estranha a forma como Wendy agiu neste episódio, indo de Bobby para Chuck e o contrário, mas compreendo que ela usa sua especialidade para definir caminhos e orientar a todos, inclusive o seu próprio marido, só que aqui ficou uma sensação de “leva e traz” horrível.

Lara dando bronca em Bobb também foi bem interessante e a forma como o episódio terminou com Maria Gonzalez perdida chegando a sua terra foi bem doloroso. Além disso, Billions ainda deu uma cutucada nas empresas brasileiras, falando sobre o problema do açúcar e criticando a forma do frete brasileiro e seu monopólio, mas a pior foi falar da “maior empreiteira” envolvida em escândalos.

Cada episódio de Billions é tão rico de informação e seus personagens se desenvolvem tão bem que é delicioso ver a forma como tudo é montado neste quebra-cabeça gigante.

Dan Artimos

Sou formado em Sistemas de Informações, e amante de televisão. Trabalho, leio bastante, estudo, vou a cinemas, parques e corro (ultrapassada a meta pessoal dos 21km), e ainda assim vejo séries e escrevo sobre elas. Sim, nem eu sei como consigo fazer a organização de minha agenda no meio de tantas nerdices.