Bijari cria videoclipe futurista utilizando o GTA V como cenário para trio Lumen Craft

O novo videoclipe do trio Lumen Craft, “Colours Fade”, usa o game Grand Theft Auto (conhecido pela sigla GTA V) como cenário. A criação, que tem um resultado visual surpreendente, é dos artistas paulistanos do Estúdio Bijari.

Contamos uma história sem relação alguma com o conteúdo do jogo original. É a primeira vez que essa tecnologia é escolhida para criar um videoclipe de uma banda independente. Utilizamos a técnica de Machinima que é justamente a utilização das engines/motores 3D dos jogos para a criação de conteúdo narrativo e experimentações fora do contexto de gameplay“, avalia Olavo Ekman do Bijari, responsável pelo roteiro, direção, edição e captação das imagens.

A música, ainda inédita, será lançada pela banda como single em breve.

Para filmar um videoclipe dentro do game foram oito meses de produção entre a concepção inicial que previa uma abordagem mais tradicional, com filmagem e compra de Stock Footage, até as pós-produção. “Nesse tempo a ideia e conceitos amadureceram e após alguns testes tomamos a decisão de “filmar” o clipe todo dentro do jogo”, explica Olavo.

A narrativa futurista em estilo road movie, traz referências da cultura pop e ficção científica. No videoclipe vemos os sinais de resistência a uma tecnocracia. A ideia tem relação direta com o crescimento dos movimentos de direita no mundo e ao mesmo tempo questiona a nossa dependência cada vez maior de tecnologia, máquinas e redes sociais. Neste universo de “Colours Fade” apenas três personagens, representando os integrantes da Lumen Craft (John Evans, Ceah Pagotto e Noah Guper), são vistos seguindo em uma viagem cujo caminho é desconhecido. “É uma experiência de New Cinema, explorando cenários virtuais de uma cidade fictícia que é conhecida por milhões de gamers ao redor do mundo”, comenta o artista do Bijari.

Para a banda o clipe funciona como uma plataforma para levar o espectador a uma viagem introspectiva, de reconhecimento e descoberta. “Com símbolos do universo da tecnologia, e algumas surpresas, somos levados a uma roadtrip, uma viagem nesse mundo futurístico pós-apocalíptico que o pessoal do Bijari criou. Nos direcionando a um sentimento de que não estamos sozinhos e de que não é preciso ser tão duro consigo mesmo; Colours Fade, em sua forma cíclica dança junto com as imagens que por sua vez dão sequência e motivo aos temas da música“, explicam os integrantes do Lumen Craft.

Colours Fade” marca a volta do Estúdio Bijari na produção de clipes. Em 2004 os artistas ganharam o Video Music Brasil na categoria Melhor Direção de Arte para “Rio de Janeiro” da cantora Elza Soares.

Dan Artimos

Sou formado em Sistemas de Informações, e amante de televisão. Trabalho, leio bastante, estudo, vou a cinemas, parques e corro (ultrapassada a meta pessoal dos 21km), e ainda assim vejo séries e escrevo sobre elas. Sim, nem eu sei como consigo fazer a organização de minha agenda no meio de tantas nerdices.