BGS 2017 | White Lie e a comovente jornada de um coelho de pelúcia em busca de sua dona

Logo que me deparei com o estande da Ambize na área destinada aos jogos indies na Brasil Game Show 2017, fiquei ali por um tempo observando quem jogava, admirando a arte do jogo e o carinho com qual o pessoal atendia cada visitante.

Pequenas desenvolvedoras em sua grande maioria, normalmente são compostas por poucas pessoas que acreditam em um sonho e seus projetos são como filhos, e esse sentimento, esse amor e essa delicadeza parece ter sido absorvida para o enredo de White Lie.

O jogo tem como protagonista um coelho de pelúcia chamado Greg que sai em busca de Emma, sua dona que desapareceu misteriosamente. De cara me lembrei dos carismáticos personagens de Toy Story em busca de seu dono Andy, mas apesar dessa semelhança com a animação da Pixar, White Lie se aprofunda nos laços do pequeno coelho de pelúcia e sua dona desaparecida com um tom bem mais melancólico e comovente.

Conforme a narrativa do jogo se desenvolve, você conhecerá o relacionamento de Greg com a jovem Emma, momentos felizes e outros nem tanto, mas que são fundamentais para o desenrolar do jogo, uma história emocional entre uma criança e seu brinquedo favorito. E talvez seja um pouco errôneo definir como apenas um jogo, visto que de acordo com os desenvolvedores, a proposta é fazer com que o jogadores possam refletir sobre tudo aquilo que esta sendo apresentado, e neste caso o mesmo acaba ultrapassando a barreira do “apenas um jogo”.

White Lie tem uma arte feita a mão que me conquistou, e a mesma até chega a lembrar as ilustrações de um livro infantil, a trilha sonora pelo que pude sentir também se encaixa com o jogo, e somado a tudo que vi, digo que estou muito curioso em experimentar a versão final.

 

E pelo que observei, tenho certeza que provavelmente vou precisar de uma caixinha de lenços enquanto estiver jogando. Porque vai ser difícil conter as lágrimas.

É importante dizer que o estúdio Ambize está com uma campanha de financiamento coletivo através do Catarse para que possam finalizar o título. Não deixem de conferir o projeto e se rolar interesse, quem sabe até dar uma ajuda.

White Lie foi um dos ganhadores do edital de games da SPCine que aconteceu no fim de 2016 e também da terceira turma da Core Labs Game Accelerator.

White Lie tem previsão de lançamento para meados de 2019 e estará disponível para PC, MAC e Linux.

Erick Cartman

Um cara comum que passa seu tempo livre conferindo animes, filmes, games, kdramas, séries, livros e HQ's distópicas