Bendita Cura – Volume 2 | Resenha

E depois de acompanhar o primeiro volume (resenha aqui) de Bendita Cura, o segundo volume consegue ser tão intenso quanto o anterior. Mário César vai fundo na vida de Acácio e o mostra agora durante os anos de 1983 e 1984, e o coloca na faculdade, com mais desejos e coisas a esconder.

Namorando, Acácio começa a focar em seus estudos e nisso ele conhece Juliano, e essa amizade começa a causar ciúmes na namorada, mas além disso, é sua cabeça, sempre forçada pelos pais e pela igreja, que fica uma confusão com a amizade tão próxima que possuem.

É muito interessante ver a vida normal dele, os estudos, e depois o trabalho, e como ele começa a desejar os homens a sua volta, mas as sessões de “cura” por onde passou acaba criando sérios conflitos em sua mente. Ele sente o desejo, mas o reprime e desconta em diversas frustrações.

O maior dos problemas é quando em dado momento beija Juliano e isso o deixa sem chão…

Bendita Cura – Volume 1 | Resenha

A cena do tratamento de choque é impressionante, nos deixa uma sensação muito ruim, mas é a partir dali que vemos como Acácio vai deteriorando, pois sua mente não é mais a mesma, por conta da alta voltagem, e ele começa a esquecer as coisas, deixando até mesmo sua mãe preocupada.

A virada do final, com a noite de sexo com a namorada, e o colega de trabalho com quem ele começa a ter desejos, nos intriga em querer saber mais sobre a vida tão difícil desse homem.

Acredito que Bendita Cura está se tornando uma obra essencial para entender a mente daqueles que querem a tal cura e daqueles que fogem, mas principalmente pelos pontos altos históricos, como as informações da doença que começa a assolar a comunidade, o HIV, e também de projetos medonho, como o da polícia de São Paulo, com aval do então governador Paulo Maluf, que começa a bater e prender gays, travestis e lésbicas pelo centro, com a desculpa de fazer limpeza.

Saio deste segundo volume ainda mais impactado e desejando acompanhar mais da obra de Mário César, que acabou se tornando um colega nessa jornada.

Bendita Cura ganhou o prêmio Troféu HQ de melhor Websérie em 2019 e foi indicado ao Prêmio Jabuti.

FICHA TÉCNICA

Título: Bendita Cura – Volume 2
Autor: Mário César (@mas_que_mario)
Editora: EntreQuadros
Ano: 2019
Gênero: Drama
Páginas: 120
ISBN: 978-85-924-8821-5

Dan Artimos

Sou formado em Sistemas de Informações, e amante de televisão. Trabalho, leio bastante, estudo, vou a cinemas, parques e corro (ultrapassada a meta pessoal dos 21km), e ainda assim vejo séries e escrevo sobre elas. Sim, nem eu sei como consigo fazer a organização de minha agenda no meio de tantas nerdices.