Autoridades Belgas investigam as loot boxes de Battlefront 2 e Overwatch

Autoridades na Europa ligadas ao controle de jogos de azar, iniciaram uma investigação sobre as “loot boxes” em games como Overwatch e Star Wars: Battlefront 2, além de publicar um texto exigindo atenção sobre este sistema que lembra algumas modalidades de jogos que podem levar ao vício.

Eles argumentam que pelo fato dos jogadores criarem a expectativa de que a próxima caixa de loot vai garantir aquele item que vai melhorar suas habilidades, o mesmo é um processo de “tentativa e erro”, o que não difere por exemplo de um caça-níquel, onde você fica na expectativa de tirar três símbolos iguais e levar o “grande prêmio”.

E de acordo com a Kotaku, tal prática poderia classificar a EA e a Blizzard como operadoras de negócios ligados a jogos de azar, sendo que a exploração deste tipo de jogos é considerada ilegal na Bélgica sem a devida licença. Esta investigação pode inclusive resultar em multas e abrir precedentes para que outros países abram investigações similares, e outros games sofram ações legais pelo tipo de loot e microtransações que utilizarem.

Recentemente o Reino Unido realizou uma investigação similar sobre o tema, entretanto na época a resposta sobre o assunto foi bem evasiva.

O governo reconhece os riscos do aumento de uma convergência entre jogos de azar e jogos para computador. A Comissão de Jogos de Azar mantém o assunto sobre análise e vai continuar a monitorar o mercado“.

O fato é que a controvérsia sobre as loot boxes nos jogos vem escalando rapidamente nos últimos meses, inclusive patentes e formas de manipular o processo para incentivar jogadores a adquirirem loot boxes são reais. Basta citar o caso da patente desenvolvida pela Actvision onde se detalhava como eles pretendiam implementar isso em seus jogos, e logo após a divulgação das informações, a mesma tratou de jogar a culpa em uma empresa terceirizada e que não se tratava de algo que seria de fato implementado.

Independente do desfecho, esta investigação não vem em boa hora para a EA, que vem lidando com o descontentamento de fãs com relação ao novo Star Wars: Battlefront 2 e o desbloqueio de algumas funções in game.

Erick Cartman

Um cara comum que passa seu tempo livre conferindo animes, filmes, games, kdramas, séries, livros e HQ's distópicas