Abominação | Resenha

A DarkSide Books vem se destacando de forma mais do que positiva não só com as escolhas de suas publicações, mas também com a qualidade material das mesmas. Esse Abominação não só é uma história instigante de seu início ao fim, como vale ressaltar o belo exemplar que ele foi apresentado.

Abominação se passa em um espaço de tempo curto se levarmos em consideração a sua narrativa e seu tamanho, abordando cerca de 20 anos do reinado de Alfredo, que precisou proteger a Inglaterra, ou melhor, Wessex, da invasão dos vikings e sua voracidade. No livro acompanhamos muito bem o desenvolvimento de Wulfric, seu maior guerreiro e as loucuras de Aetherled, que com um livro começa a trazer bestas para serem jogadas contra os nórdicos.

A trama é tão instigante que devoramos o livro em poucas horas. Primeiro querendo saber como Alfredo, Wulfric e Edgard irão combater não só os nórdicos, como a virada de Aetherled, mas logo, com o passar de 15 anos e muito suspense, ficamos vidrados na jornada de culpa de Wulfric.

Tudo isso é tão bem inscrito que vamos sendo tragados por sua história e quando uma guerreira chega para mudar o rumo dele, já estamos presos a ele como sua corrente e seu velho manto. Gary Whitta consegue contar sua história de forma leve, mas carregada de magia e sangue, e do sangue também vem grandes laços de confiança e honra.

A segunda parte do livro tem uma queda vertiginosa em sua narrativa, saindo da urgência por proteger Wessex dos nórdicos, caindo para uma jornada de auto-flagelo de Wulfric para esconder do povo a abominação que sai de seu corpo. Como é uma jornada mais intimista, o livro fica um pouco mais parado, mas ainda trazendo boas brigas e um desfecho meio que simples para o que foi mostrado até então.

Por fim, Abominação mostra o potencial de Gary Whitta, que tem O Livro de Eli (2013) e Rogue One: Uma História Star Wars (2016), além de alguns episódios de séries de TV e até um episódio de The Walking Dead para os videogames, e como ele precisa apenas melhorar um pouco as conclusões de sua narrativa.

FICHA TÉCNICA

Título: Abominação
Autor: Gary Whitta
Editora: DarkSide
Gênero:
 Fantasia
Páginas: 320
Formato: 22 x 16 x 1 cm
ISBN: 978-85-666-3679-6