43ª Mostra SP | 10 filmes para ficar de olho e garantir o ingresso

A 43ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo começa na capital paulista de 17 a 31 de outubro e esse ano a programação conta com vários filmes que participaram dos principais festivais de cinema do mundo e alguns que fazem sua estréia mundial no evento.

Os destaques ficam com o vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, Parasita, do diretor Bong Joon-ho; a Concha de Ouro no Festival de San Sebastián, Pacificado, de Paxton Winters; a aposta do Brasil para o Oscar 2020, o longa A Vida Invisível, de Karim Aïnouz; O Paraíso Deve Ser Aqui, de Elia Suleiman, o prêmio Menção Especial do Júri em Cannes 2019; o longa O Farol, do diretor Robert Eggers; e o filme de encerramento Dois Papas de Fernando Meirelles.

Mas separamos outros 10 filmes para ficar de olho e garantir o ingresso.

1 – Honeyland

Vencedor do Grande Prêmio do Júri da seção World Cinema de documentários no Festival de Sundance.

Em uma vila isolada na Macedônia do Norte, Hatidze, uma mulher de 50 e poucos anos, cuida de uma colônia de abelhas. Um dia, uma família itinerante se instala ao lado, e o reino pacífico de Hatidze dá lugar a motores barulhentos, sete crianças e 150 vacas. No entanto, ela se anima com a vizinhança e passa a dividir seus conselhos sobre apicultura, sua afeição e seu conhaque especial. Porém, Hussein, o patriarca dessa família, toma uma série de decisões que podem destruir o modo de vida de Hatidze para sempre.

Sessões: 17, 19, 21, 23, e 26

2 – Mr. Jones

Resultado de imagem para mr jones movie

Participou do Festival de Berlin de 2019. A extraordinária história não contada de Gareth Jones, um ambicioso e jovem jornalista galês que viajou para a União Soviética em 1933 e descobriu a chocante verdade por trás da “utopia” soviética e do regime de Josef Stalin.

Sessões: 17, 19, 22, e 25

3 – O Relatório

Resultado de imagem para the report movie

Exibido em Sundance com elenco conhecido formado por Adam Driver, Annette Bening, John Hamm, e Michael C. Hall. Direção de Scott Z. Burns.

Neste thriller político, o funcionário do Senado Daniel J. Jones descobre segredos chocantes sobre métodos de tortura ao liderar uma investigação sobre o Programa de Detenção e Interrogação da CIA após o 11 de Setembro.

Sessões: 17, 19, 20, 23, 25

4 – Afterlife

Resultado de imagem para afterlife HIERNAMAALS

Sam é uma jovem de 14 anos que, após a morte da mãe, fica responsável pela maior parte das tarefas da casa. Quando a garota também acaba indo para o além e descobre que pode fazer diferente, ela dá uma nova chance à vida com o único propósito de salvar a mãe.

Sessões: 17, 19, 20, 27

Confira aqui nossa resenha.

5 – Babyteeth

Resultado de imagem para baby teeth movie

Exibido no Festival de Veneza em 2019. Direção de Shannon Murphy.

Milla, uma adolescente que está muito doente, apaixona-se por Moses, um pequeno traficante de drogas —para o desespero dos pais da menina. A jovem começa a ter uma nova vontade de viver, mas, aos poucos, vai deixando de lado os valores tradicionais e a moralidade. Ela começa a mostrar a todos ao seu redor —os pais, Moses, uma vizinha que está grávida— como é viver sem ter nada a perder. O novo comportamento de Milla poderia ser um desastre para a família, no entanto, em vez disso, ela ensina como ver graça no caos da vida.

Sessões: 18, 21, 22, 25, 30

6 – Synoyms

Resultado de imagem para SYNONYMS movie

Vencedor do Urso de Ouro e do Prêmio da Crítica no Festival de Berlim. Direção de Nadav Lapid.

Yoav, um jovem israelense, chega a Paris esperando que a França e os franceses o salvem da loucura de seu país. Determinado a extinguir suas origens e se tornar francês, ele abandona a língua hebraica e se esforça de todas as maneiras para encontrar uma nova identidade.

Sessões: 22,26, 27 e 28

7 – Amazing Grace

Resultado de imagem para Amazing Grace movie

O documentário revisita o álbum Amazing Grace, de Aretha Franklin. Em 1972, a cantora gravou com o coral Southern California Community na igreja New Temple Missionary Baptist Church, em Los Angeles. Foi um retorno às raízes, pois Aretha iniciou a carreira com a música gospel. Gravado em dois dias e ao vivo, Amazing Grace se tornou o disco gospel mais bem-sucedido de todos os tempos.

O material que deu origem ao documentário foi filmado em 13 e 14 de janeiro de 1972, com uma equipe de filmagem, engenheiros de som e cinco câmeras de 16 mm, todas dirigidas por Sydney Pollack.

Sessões: 19, 21, 22, 24 e 29

8 – Três Verões

Resultado de imagem para tres veroes filme

A cada verão, entre Natal e Ano-Novo, o casal Edgar e Marta recebe amigos e família na sua mansão espetacular à beira-mar. Em 2015, tudo parece ir bem, mas em 2016 a mesma festa é cancelada. O que acontece com aqueles que gravitam em torno dos ricos anfitriões?

9 – Frankie

Resultado de imagem para frankie movie

Frankie, uma famosa atriz francesa, descobre que tem apenas alguns meses de vida. Para as últimas férias em família, ela reúne todos em Sintra, Portugal.

Sessões: 19, 20, 21,24 e 29

10 – Pacarette

Resultado de imagem para pacarrete filme

Pacarrete é uma bailarina idosa, considerada louca, que vive em Russas, no Ceará, uma cidade do interior. Na véspera da festa de 200 anos da cidade, ela decide fazer uma apresentação de dança como presente para o povo. Mas parece que ninguém se importa.

Sessões: 24, 25 e 28

Você pode conferir a lista completa da programação aqui.

O que vocês vão assistir na 43ª Mostra SP? Deixe aqui o seu comentário, ou fale conosco em nossas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.

Miguel Morales

Sempre posso ser visto lá no Twitter falando sobre o que acontece na TV aberta, nas séries, no cinema e claro outras besteiras. Uso chapéu branco e grito It's Handled! Me segue lá: twitter.com/mpmorales