13 Reasons Why | As 7 últimas fitas

Ei aqui é a Hannah… Hannah Baker!

Voltamos para comentar sobre as últimas fitas da série de 13 Reasons Why (Os 13 Porquês). Esse texto vai cobrir os episódios 1×07 até o 1×13 que é o final de temporada. Você pode ler sobre as primeiras fitas aqui.

Conforme falamos no nosso texto de primeiras impressões, na série acompanhamos a história de Clay que descobre dentro de uma caixa fitas cassetes gravadas por Hannah Baker, sua colega de escola e amor platônico – que se suicidou duas semanas antes. Nos áudios, Hannah explica que há treze razões pelas quais decidiu terminar com a sua vida.

ALERTA DE SPOILER: Este artigo contém informações sobre os principais acontecimentos do episódio. Continue a ler por sua conta e risco.

Vocês estão de volta para acompanhar as fitas finais que Hannah deixou para os colegas? Se preparem pois se você chegou até aqui deve ter se surpreendido com os conteúdos e pelo que foi retratado na série. Junto com a história de Marcus, nossa última fita, conhecemos também os motivos pelo quais Zach Dempsey (Ross Butler) entrou na lista e nas fitas de Hannah. A história dele está bem ligada ao do colega, Zach serviu testemunha para a agressão que ela sofreu do amigo na lanchonete. Por mais que Zach seja uma boa pessoa e tenha boas intenções ele acabou por deixar Hannah ainda mais triste ao mexer com um pouco de esperança que ela tinha. Ir após as aulas verificar se tinha recebido mais cartinhas de elogio que vinham dentro do saco foi meio que uma vingança dele contra ela.

Aqui fica claro que a personagem já estava bem destruída emocionalmente e nem quis abrir sua mente para a possibilidade de encontrar alguém bacana e que ligava para ela. Zach por sua vez também tratou a menina de forma bem estranha, talvez por ter seu ego ferido. Assim ele entrou nas fitas como todos ele tirou uma das últimas válvulas de escape de Hannah.

Ele e claro, Ryan Shaver (Tommy Dorfman) editor do jornal da escola que em uma das fitas descobrimos que acaba por roubar o um dos textos dela após os dois se encontrarem no Grupo de Poesia. Publicado anonimamente Hannah vê seus pensamentos e seus desejos mostrados para a escola e claro para todos os colegas. A única coisa boa que vem do texto é que os pais dela recebem uma cópia das mãos de Clay quando ele descobre que a personagem era a autora da publicação e assim ajuda os pais dela a terem um trunfo a mais no processo contra a escola.

A produção de 13 Reasons Why encaminha para sua reta final com os personagens ficando cada vez mais aflitos sobre a situação do grupinho formado pelos que já ouviram as fitas, por Clay que ainda se martiriza por querer saber o motivo que ele está nas fitas, pelo processo entre a escola e os Baker. Então somos apresentados a mais um evento traumático, a festa de Jessica. Ela nos mostra consequências diretas não só para Hannah em si, mas para os outros colegas, principalmente Jessica, Justin, Bryce, Jeff e Sheri.

13 reasons why
Foto: Beth Dubber/Netflix

A festa chega a ser uma sequência de fatos ruins que meio que carregam a temporada de 13 Reasons Why até seu final. Os envolvidos tomam decisões que afetam a vida de alguns durante muito tempo. E o mais interessante é que a produção separou os eventos (que foram muitos) em diversos episódios e os personagens que aparecem nas fitas estão claramente ligados ao tom mais sombrio aliados a ações ilegais. A produção sabe dosar bem as cenas de flashback dentro das cenas de flashback, deixando partes da fatídica noite de fora para serem completadas quando o indivíduo recebe sua fita. O efeito cascada que esse momento acontece gera ramificações sérias, importantes que foram o caminho das coisas.

Toda a cena envolvendo o estupro de Jessica por Bryce (Justin Prentice) com o consentimento de Justin foi super bem trabalhada o episódio é muito sensorial da parte de Hannah, afinal estamos escutando ela narrando/lembrando o fato. Os sons, as cenas com neblina e o sentimento de impotência ficam aumentados devido ao bom desempenho da atriz Katherine Langford que foi muito bem dirigida.

Os eventos envolvendo Sheri (Ajiona Alexus) que levaram ao acidente de carro que mataram Jeff acontecem depois que ela com Hannah saem da festa e derrubam a placa de transito. Assim faz com Hannah perde mais uma vez a confiança com alguém. Entre as últimas fitas percebemos que Clay fica cada vez mais apreensivo e tem uma trama de nervosismo ao descobrir por intermédio de Tony que sua fita chegou. O que ele poderia ter feito para salvar Hannah? Muita coisa, ele só está na lista pois Hannah queria que ele soubesse o quão importante ele foi.

As duas últimas fitas foram sem dúvida talvez as mais importantes e cruciais para o desfecho de Hannah. Foram um turbilhão de emoção e bem fortes que até vem com um aviso de “cenas fortes não aconselhável para todos os públicos”  A primeira pelo fato de expor Bryce pelo fato de novamente ter abusado sexualmente de uma menina dessa vez a própria Hannah que num momento de desespero começa a bolar seu plano para largar tudo, afinal mais uma coisa ruim aconteceu com ela. E pela segunda pela falta de tato e profissionalismo do Sr. Porter (Derek Luke) que não tem a habilidade de conseguir entender e nem compreender as angustias da menina e claramente já a julgou e não conseguiu administrar o tempo em que ele deveria ter para conversar e entender o que a menina estava passando.

13 reasons why
Foto: Beth Dubber/Netflix

Em resumo, 13 Reasons Why fez uma temporada forte, com um tremendo cuidado aos detalhes, com atuações memoráveis aliadas com um forte e bem amarrado roteiro que mostrou uma realidade bem triste, feia e cruel mas que precisava ser mostrada para as pessoas entenderem que aquilo acontece com muitas pessoas que passam por situações parecidas todos os dias a buscarem uma rede confiança e que no final não precisamos encarrar nada sozinhos.

Você pode acompanhar 4 Coisas que você precisa saber sobre 13 Reasons Why, a produção já está disponível na Netflix.