13 Reasons Why | As 6 primeiras fitas

Ei aqui é a Hannah… Hannah Baker!

Vamos comentar sobre as 6 primeiras fitas da série de 13 Reasons Why (Os 13 Porquês). Conforme falamos no nosso texto de primeiras impressões, na série acompanhamos a história de Clay que descobre dentro de uma caixa fitas cassetes gravadas por Hannah Baker, sua colega de escola e amor platônico – que se suicidou duas semanas antes. Nos áudios, Hannah explica que há treze razões pelas quais decidiu terminar com a sua vida.

ALERTA DE SPOILER: Este artigo contém informações sobre os principais acontecimentos do episódio. Continue a ler por sua conta e risco.

A primeira fita é dedicada Justin Foley (Brandon Flynn)conhecemos melhor o personagem junto as rápidas passagens com os outros colegas da escola. Descobrimos que ele foi o início do fim para Hannah, ela ao se mudar para escola sente uma paixonite pelo jogador de basquete e ao sair com ele para um passeio eles trocam seu primeiro beijo. Justin foi o primeiro dela e por isso deveria ter sido especial. Mas não foi.

Foto: Beth Dubber/Netflix

O motivo? Bem no dia seguinte ela descobre que ele aumentou os acontecimentos daquela noite, em vez de um beijo os dois acabaram transando. O que não foi verdade. Justin espalha uma foto intima de Hannah, criando assim na escola uma onda de comentários maldosos. Podemos ver nas cenas pós-suicídio da personagem que a escola está bastante preocupada com os acontecimentos, mas talvez não pelos motivos certos. isso fica claro nas cenas com o Orientador e o Diretor conversando sobre o processo que a escola tem que se defender.

Nos episódios seguintes somos apresentados a outros personagens com mais profundidade como Alex Standall (Miles Heizer) Jessica Davis. Alisha Boe que faz a Jessica é um dos grandes destaques do elenco secundário a atriz faz uma personagem que tem muitas camadas e sabe mostrar muito bem todas elas a medida que a personagem evolui. Desde dos encontros para o café no Monet’s com Hannah até as cenas da tal Lista Quente da Escola mostram como a personagem passa de uma amiga próxima até uma desconhecida. E talvez ela acaba sendo uma das que mais sofreu com a morte da amiga mesmo não parecendo e não demostrando. A primeira cena das duas na sala da Direção da Escola mostram pessoas que pensam iguais, com o mesmo humor negro mesmo com uma amizade forçada mas que se separam a medida que o tempo passada.

Junto com Jessica somos apresentados também a Alex, sendo que o  trio acaba por virar uma dupla depois que ele e Jessica começaram a namoram deixando Hannah com uma pontinha de ciúmes. Ele foi o responsável por deixar Hannah ainda mais insegura na escola pois entrou na lista de meninas “gostosas” com uma boa bunda. E claro acabou perdendo a amizade dos dois.

Foto: Beth Dubber/Netflix

A série usa bem a função de mesclar as cenas do passado, com as cenas atuais e ainda somos mostrados a trajetória de Clay ouvindo as fitas mas a produção tenta criar um clima de mistério desnecessário com o personagem de Tony (Christian Navarro) que é apresentado de maneira bem discreta e sem muitas explicações nesse começo de série. Ele é o protetor da fitas e tem um envolvido com a familia Baker que fica meio suspeito. Qual o motivo dele fazer isso? Ele está nas fitas também?  Brian d’Arcy James e Kate Walsh como Sr. e a Sra. Baker continuam a explorar a carga mais dramática onde conhecemos mais sobre os pais de Hannah e todo o envolvimento deles com o processo que estão movendo contra a escola. A cena da personagem de Walsh descobrindo as pichações no banheiro são tocantes e a atriz faz da sua atuação um dos ótimos momentos para a série.

13 Reasons Why ainda flerta com outros temas como sexualidade e paixões de adolescente que são focados principalmente nas fitas de Tyler Down (Devin Druid) e Courtney Crimsen (Michele Selene Ang). Hannah vê Courtney como uma amiga mas Courtney tem seus próprios problemas para lidar com sua sexualidade e prefere jogar a menina para baixo do ônibus e alimentar ainda mais os boatos que ela era a menina da foto que Tyler tirou das duas se beijando. Hannah então é jogada para mais um escândalo e novamente é vitima dos comentários maldosos dos colegas.

Foto: Beth Dubber/Netflix

Vemos também que uma das piores fitas é de Marcus Cooley (Steven Silver) que tenta passar por bom moço mas ao tentar se aproveitar sexualmente de Hannah na cena da lanchonete. Os dois personagens fazem uma cena completamente bizarra e horrível e as consequências para ela são muito piores. Ainda mais pelo fato do personagem tentar ser amigo de todos e sempre parecer querer encobertar o fato e as implicações que as fitas devem gerar se um dia foram divulgadas.

A série vai aumentando seus dramas e deixa seus arcos mais pesados cada vez que uma fita começa a ser descoberta por Clay, afinal vamos conhecendo a história de Hannah a medida que o personagem vai desvendando o mistério. Todas as fitas estão conectadas e parece que a vida da personagem foi uma sequência de maus momentos que foram puxados um a um até seu verdadeiro desfecho. Afinal todos parecem estar apreensivos e que Clay realmente é o único que ainda não ouviu tudo. Assim a medida que cada personagem destaque na trama vamos descobrindo quem já escutou as fitas e quem não. E qual segredo essa pessoa pessoa esconde. Fique ligado para o próximo texto com as 7 outras fitas.

Você pode acompanhar 4 Coisas que você precisa saber sobre 13 Reasons Why, a produção já está disponível na Netflix a partir de hoje.